Encontre no Guia de Ônibus
Hotéis Cotações Pacotes Roteirizador Destinos
Minha Conta

Publicidade





 
  Juiz de Fora (MG)
 
Fórum
Bem-vindo ao fórum sobre Juiz de Fora
Enviada por Administrador em 17/3/2012
 -
     
  Veja fotos de Juiz de Fora   0 relatos de viagem  



Apresentação

Farol do Continente, Atenas de Minas, Manchester Mineira, Princesa de Minas, Primeiro Sorriso de Minas. Estas são denominações que Juiz de Fora recebeu ao longo de sua história e que marcaram uma cidade, que é precursora da industrialização em Minas Gerais e centro dinâmico de ensino, cultura e política.

Localizada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, em uma das regiões mais bonitas do sudeste brasileiro, Juiz de Fora é ao mesmo tempo cosmopolita e provinciana: cresce, desenvolve-se, moderniza-se e mantém a segurança e o jeito mineiro de viver.

Os juizforanos lhes dão as boas vindas. Aproveitem o que a cidade oferece: a comida, o comércio de malhas, jeans, queijos, doces e frios, as atrações culturais, os eventos esportivos, a natureza exuberante da região, a tranqüilidade e a nossa hospitalidade.

Cultura

Os colégios e faculdades que foram fundados no século passado e nas primeiras décadas deste século, como a Academia de Comércio - primeira escola de ensino superior de comércio do país, o primeiro Grupo Escolar de Minas Gerais, a Escola Normal, o Colégio Santa Catarina, o Instituto Granbery e vários outros colégios e faculdades, projetaram Juiz de Fora como a "Atenas de Minas". A expansão da sua rede oficial de ensino, seus cursos de idiomas e de artes, a fundação da Universidade Federal de Juiz de Fora em 1960, e de quatro faculdades particulares nas últimas décadas, possibilitaram Juiz de Fora manter-se como um importante centro educacional em Minas Gerais. (fotos)

O Cine Theatro Central e o Museu Mariano Procópio espelham, desde as suas concepções, suas raízes culturais. Hoje, Juiz de Fora marca presença no cenário erudito com espetáculos no Cine Theatro Central e através do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pelo Centro Cultural Pró-Música, realiza encontros internacionais de corais e estimula manifestações musicais populares, como as performances do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e do grupo de danças folclóricas Schmetterling, da Associação Cultural Brasil-Alemanha.

Além do berço de compositores importantes da Música Popular Brasileira, a cidade ganhou projeção como núcleo de artes plásticas ao revelar o talento de Arlindo Daibert e Carlos Bracher, entre muitos outros. Na literatura brasileira, projetou exponentes como Pedro Nava, Murilo Mendes, Affonso Romano de Sant'Anna, Rubem Fonseca, Rachel Jardim, Fernando Gabeira, Mary e Eliardo França, além de forjar uma nova geração de escritores. Em 1997, ao lançar as bases para um polo cinematográfico em Minas Gerais, retoma o pioneirismo do cinedocumentarista João Carriço.

Atualmente suas várias orquestras, corais, grupos de teatro, conjuntos musicais e bandas de música, assim como seus vários cinemas, teatro e museus, atestam seu dinamismo cultural e artístico.

Museu Mariano Procópio

O Museu Mariano Procópio abriga um dos acervos mais significativos do país, com cerca de 50 mil peças que resgatam parte da essência cultural e histórica da vida colonial brasileira e do império. Obras de renomados artistas da pintura européia, como Daubigny, Fragonard e Roelofs, se destacam no acervo ao lado de trabalhos de brasileiros como Pedro Américo, Belmiro de Almeida e Rodolfo Amoedo. Atualmente, os edifícios históricos estão passando por obras de restauração. Somente o entorno do lago do Parque Mariano Procópio está aberto para visitação, com entrada gratuita, de terça a domingo, das 8h às 18h.

Cine Theatro Central

Construído em 1929, o Cine Theatro Central é considerado o mais importante teatro mineiro e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. As pinturas do teto, feitas por Angelo Biggi, representam a mais pura pintura muralista de tradição italiana. Com seus 2.300 lugares, é palco de grandes eventos artísticos ao longo deste século. Está localizado na praça João Pessoa, no Calçadão da Rua Halfeld. (fotos)

Marco do Centenário de Juiz de Fora

Primeiro mosaico modernista em vidrotil criado em praça pública. Desenhado por Emiliano Di Cavalcanti e projetado por Arthur Arcuri, foi erigido em 1951. Marco do Centenário de Juiz de Fora, o monumento fica na Praça da República, no Bairro Poço Rico.

Centro de Estudos Murilo Mendes

Desde 1994, a biblioteca e parte da pinacoteca do escritor Murilo Mendes se encontram no Centro de Estudos Murilo Mendes . Homenageando a obra de um dos grandes nomes da Literatura Brasileira, exibe uma das mais significativas coleções de artes plásticas do país, com obras de Miró, Picasso, Magritte, Max Ernest, Guignard, Vieira da Silva, Portinari, entre muitos outros. O centro de Estudos é mantido pela Universidade Federal de Juiz de Fora e está localizado no centro da cidade, na Av. Barão do Rio Branco, nº 3372. Aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 9 h às 18 h. (fotos)

Museu de História Natural da Academia/CES

Inaugurado em 1991, o Museu de História Natural da Academia/Ces possui rico acervo de 1.200 exemplares em exposição, entre animais, plantas fósseis, minerais e rochas. Faz parte do Núcleo Acadêmico Beato Arnaldo Janssen, onde se encontra também o Museu Etnológico, com um acervo de 1.500 exemplares, de material indígena-pré-histórico e atual- e da cultura africana e brasileira. Está localizado na parte alta da Rua Halfeld, nº 1.172. Aberto de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h às 17h.

Teatro da Academia

Com 405 m² e 318 lugares, o Teatro da Academia impressiona por sua beleza. À maneira da pintura mural clássica, seu teto caracteriza-se por um conjunto de efeito suave e toda sua decoração é uma homenagem aos grandes mestres gregos, aos artesãos de Pompéia, e aos conquistadores romanos. Está localizado na Rua Halfeld, nº 1179, centro.

Núcleo Histórico Ferroviário

O prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Leopoldina foi adaptado, em 1985, para a instalação do Núcleo Histórico Ferroviário, que mostra a história da ferrovia em Juiz de Fora. Instalado na Avenida Brasil, nº 2001, centro, próximo à Praça da Estação.

Usina de Marmelos Zero

Juiz de Fora foi a primeira cidade da América do Sul a ter uma usina hidrelétrica, o que lhe valeu a condecoração de Farol do Continente. Empreendimento realizado por Bernardo Mascarenhas, importante industrial da cidade, foi inaugurada em 1889, sete anos depois da primeira usina da América do Norte. A Usina de Marmelos é o primeiro grande marco do setor elétrico brasileiro.

Localizada na antiga rodovia União e Indústria, a CEMIG assumiu o seu patrimônio, preservou seu sítio arquitetônico e restaurou suas instalações, transformando-as em um espaço cultural que contribui para a preservação da memória do setor elétrico nacional. Aberto à visitação pública de segunda a sábado, de 8h às 18 h.

Espaço Mascarenhas

Símbolo do pioneirismo industrial, a antiga fábrica de tecidos Bernardo Mascarenhas, graças à mobilização de artistas, escritores e jornalistas, foi transformada, em 1987, em um amplo centro cultural, onde funciona também a Biblioteca Municipal Murilo Mendes. O Espaço está situado no centro da cidade , na Avenida Getúlio Vargas, nº 200.

Museu do Credireal

O Banco de Crédito Real foi inaugurado em 1889, tendo sido sua fundação autorizada por Decreto Imperial, assinado por D. Pedro II. Em 1964, criou o 6º museu de banco do mundo, que contém em seu acervo 4.000 peças que mostram documentos históricos ligados à Abolição da Escravatura, da sua fundação, balanças, cédulas e moedas, que relatam a evolução bancária até os dias atuais. Situado na Rua Halfeld, nº 504. De segunda a sexta-feira, das 11h às 16 h.

Museu do Folclore/Fórum da Cultura

Com um acervo de 2.000 peças de material folclórico e artesa-nato regional, nacional e internacional, o Museu do Folclore pertence à Universidade Federal de Juiz de Fora e está localizado no Fórum da Cultura, importante espaço cultural, que dispõe de teatro e galeria de arte. Devido à sua arquitetura e história, o prédio do Fórum da Cultura é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. Está localizado na Rua Santo Antônio, nº 1.112. O Museu do Folclore está aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 21 h.

Painel "As Quatro Estações"

Em pleno coração da cidade, na fachada do Edifício Clube Juiz de Fora-que também é um dos marcos da arquitetura modernista em Minas-o painel "As Quatro Estações ", de Cândido Portinari, foi criado em 1956 e executado pela Osiarte em azulejos azul e branco. Fica na esquina da Rua Halfeld com Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Parque Halfeld

Passeios pela Cidade

O Coração da Cidade

Elementos geográficos e históricos direcionaram a organização do núcleo urbano de Juiz de Fora. O Rio Paraibuna e o Morro do Imperador delinearam sua ocupação e expansão. A Estrada do Paraibuna, projetada como alternativa ao Caminho Novo, deu origem à atual Avenida Barão do Rio Branco. Um trecho da Estrada União e Indústria, inaugurada em 1861, transformou-se na Avenida Getúlio Vargas. Estas duas avenidas, junto com a Rua Espírito Santo, formaram um triângulo onde seriam traçadas as principais ruas da cidade e localizados os núcleos do poder, do comércio e da cultura. Situados nesse triângulo, o Parque Halfeld e a Rua Halfeld são símbolos históricos da cidade.

Começando na encosta do Morro do Imperador, a Rua Halfeld corta a Avenida Rio Branco e a Avenida Getúlio Vargas e, antes de atravessar o Rio Paraibuna, passa pela Praça da Estação, patrimônio arquitetônico onde acontecem os grandes comícios e encontros cívicos. A Rua Halfeld é o verdadeiro coração da cidade. No seu calçadão, os jovens se encontram, os políticos se reúnem, as passeatas acontecem, negócios são fechados, amigos se revê- em e shows são realizados. Nela se encontram casarios construídos nos estilos eclético e Art Deco, a Academia de Comércio, o Cine Theatro Central, serviços bancários, as galerias comerciais e bares que oferecem um bom cafezinho, uma cerveja ou um chopp gelado.

Primeiro logradouro público da cidade, o Parque Halfeld era, no século passado, o local onde se armavam as companhias de "circo de cavalinhos, touradas e cavalhadas". Em 1901, foi construído ali um jardim com lagos, repuxos, pontes. Após sucessivas reformas, restaram apenas as pontes e o quiosque que hoje enfeitam esse oásis verde em pleno centro da cidade e para onde convergem o lúdico, a oficialidade e o religioso. Encontram-se à sua volta o Fórum Benjamin Colluci, a Igreja Metodista , a Igreja São Sebastião, os prédios da Câmara Municipal e das "Repartições Municipais", um conjunto arquitetônico de fundamental importância na formação do núcleo histórico local.

Parque do Museu Mariano Procópio

O Parque do Museu Mariano Procópio ocupa uma área de 78.240 m² que proporciona ar puro, sombra e um visual de rara beleza.Planejado pelo paisagista francês Glaziou, foi chamado de "Paraíso dos Trópicos", por ser um local em que se concentram arbustos característicos da flora brasileira e uma grande diversidade de espécies exóticas introduzidas por seu fundador, Alfredo Ferreira Lage. Seu acervo natural é de grande importância ecológica, possuindo espécies vegetais que estão ameaçadas de extinção como o jatobá, o pinheiro do Paraná, as palmeiras e as sapucaias com mais de 120 anos. Situado no bairro de mesmo nome, encontra-se aberto de terça a domingo, das 8 h às 18 h.

Parque da Lajinha

Parque municipal, fundado em 1983, ocupando uma área verde de 140.000 m², é um lugar ideal para piquenique e prática de esportes. Possui duas cachoeiras, um lago , quiosques, campo de futebol, pistas de bicicross, churrasqueiras, chafariz e um belo coreto. Na sua mata, destacam-se árvores como araucárias, tambus, garapas, angicos e eucaliptos. Situado na Avenida Paulo Japiassu Coelho, no trevo de cruzamento para o Aeroporto e a BR 040, o parque está aberto diariamente das 8h às 17 h.

Horto Florestal do Poço D´Antas

Com uma área produtiva de 12.000 m², de plantas nativas e exóticas, o Horto Florestal, incrustado na reserva biológica do Poço D'Antas, é um lugar de rara beleza que comercializa mudas e pode ser visitado de segunda a sábado, no horário de 8 às 16 h, na Estrada Athos Branco da Rosa, nº1436, Vila São Benedito.

Campus da UFJF

Distante 5 Km do centro urbano, o Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora ocupa uma área de 1.325.811 m². É um local de lazer e descanso da comunidade juizforana, que aproveita a imensa área cercada de verde para caminhar e andar de bicicleta em torno de uma bonita lagoa. Está localizada na parte alta da cidade, próxima ao Bairro São Pedro.

Aeroclube/Aeroporto

O Aeroclube de Juiz de Fora oferece várias opções de lazer: vôos panorâmicos sobre a cidade, de terça a domingo e, nos finais de semana, atividades aerodesportivas como planadores, acrobacias e shows dos paraquedistas do Clube Asas de Ouro. O Aeroclube está localizado ao lado do Aeroporto de Juiz de Fora, no final da Av. Guadalajara- Bairro Aeroporto.

Morro do Imperador

Conhecido também como Morro do Cristo e Morro da Liberdade, o Morro do Imperador, a 1.492 m do nível do mar, é um dos pontos mais altos de Juiz de Fora. É assim denominado porque, em 1861, D. Pedro II o escalou para apreciar a vista da cidade.Nas comemorações da passagem do século, nele foi construída uma capela e, em 1906, um monumento ao Cristo Redentor, símbolo da vitória contra uma epidemia que assolou o município. Lá se encontra também uma torre helicoidal, primeira do tipo na América do Sul, que serviu à TV Industrial, emissora pioneira em geração de imagens no interior brasileiro. Chega-se ao Morro do Imperador, subindo a Rua Dr. João Pinheiro, no Bairro Jardim Glória, em direção ao Bairro São Pedro.

Mirante São Bernardo

Localizado na margem esquerda do Rio Paraibuna, no Bairro São Bernardo, próximo à Rua Halfeld, o Mirante de São Bernardo oferece uma visão panorâmica da cidade que encanta a todos que o visitam.

Mirante da BR 040

Localizado no Km 794 da BR 040, próximo a um restaurante, tem pracinha com “ playground ”, e é um local ideal para soltar pipa, jogar bola, fazer piquenique e apreciar uma das vistas mais bonitas da região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Juiz de Fora







Hotel
HOTEL VICTORY BUSINESS
AV INDEPENDÊNCIA, 1850 SÃO MATEUS
32 3249-1850

Visite o Site 

...(mais info)
A partir de

R$ 225,50
.Piscina  .Sauna  .Lavanderia  .Bar  .Café da manhã  .Estacionamento  .Internet WI-Fi  .Restaurante  .Ar condicionado  .Cofre  .Frigobar  .Telefone  .Tv  .Tv a cabo  



Hotel
MAXIM PLAZA HOTEL
AV DOS ANDRADAS, 360/366 CENTRO
32 3215-5542

Visite o Site 

...(mais info)
A partir de

R$ 95,00
.Piscina  .Sauna  .Aceita Animais de Estimação  .Lavanderia  .Bar  .Café da manhã  .Estacionamento  .Restaurante  .Ar condicionado  .Telefone  



Hotel
CONSTANTINO HOTEL & EVENTOS
RUA SANTO ANTÔNIO, 765 CENTRO
32 3229-9800

Visite o Site 

...(mais info)
Consulte o valor
da diária com
o hotel
.Piscina  .Playground  .Quadra esportiva  .Sala de ginástica  .Sala de jogos  .Sauna  .Lavanderia  .Bar  .Café da manhã  .Estacionamento  .Internet WI-Fi  .Restaurante  .Ar condicionado  .Cofre  .Frigobar  .Telefone  .Tv  .Tv a cabo  



Hotel
JOALPA HOTEL
RUA AFONSO PINTO DA MOTTA, 29 CENTRO
32 3215-6055

Visite o Site 

...(mais info)
A partir de

R$ 70,00
.Piscina  .Sauna  .Lavanderia  .Café da manhã  .Estacionamento  .Internet WI-Fi  .Ar condicionado  .Frigobar  .Telefone  .Tv a cabo  



Hotel
ÔMEGA APART HOTEL
RUA SÃO SEBASTIÃO, 375 CENTRO
32 3217-4034

Visite o Site 

...(mais info)
Consulte o valor
da diária com
o hotel
.Lavanderia  .Café da manhã  .Estacionamento  .Internet WI-Fi  .Ar condicionado  .Frigobar  .Telefone  .Tv  .Ventilador de teto  


5 Hoteis Encontrados - Exibindo página 1 de 1 páginas.Primeira Anterior  Próxima Última 
0 hostels encontrados em Juiz de Fora

Museu Mariano Procópio
Museu Mariano Procópio
Enviado por: HOTEL VICTORY BUSINESS
Morro do Cristo
Morro do Cristo
Enviado por: HOTEL VICTORY BUSINESS
Usina de Marmelos
Usina de Marmelos
Enviado por: HOTEL VICTORY BUSINESS
Bairro São Mateus
Bairro São Mateus
Enviado por: HOTEL VICTORY BUSINESS

Nenhum evento cadastrado até o momento.


Nenhum depoimento cadastrado até o momento.



Ônibus para Juiz de Fora
VIACAO SANTA CRUZ S/A
VIACAO PROGRESSO E TURISMO S/A.
Easy to your commitmen
Tel.: 024 22515050
Site: http://www.viacaoprogresso.com.br
Viação Cometa
UNIAO TRANSPORTE INTERESTADUAL DE LUXO S/A (UTIL)
Easy
Tel.: 31 2101-1200
Site: http://www.util.com.br
Viação Itapemirim
Gontijo - São Geraldo
EXPRESSO UNIAO LTDA
EXPRESSO KAIOWA LTDA.
Expresso do Sul
Andorinha
COMPANHIA ATUAL DE TRANSPORTES
Easy to your commitment
Tel.: 031 21228600
Site:
FROTANOBRE TRANSPORTE DE PESSOAL LTDA
Easy to your com
Tel.: 032 32156303
Site:
VIACAO RIODOCE LTDA
Easy to your commitments
Tel.: 033 3212121
Site:
PLUMA CONFORTO E TURISMO S/A
Easy to your commitments
Tel.: 041 2122626
Site:
VIACAO SALUTARIS E TURISMO S/A.
Easy to your commitmen
Tel.: 011 - 21882859
Site:
TRANSPORTES UNICA PETROPOLIS LTDA
Easy to your commitm
Tel.:
Site:
BRISA ONIBUS S/A
Easy to your commitments
Tel.:
Site:
Obs: As informações aqui contidas foram retitadas do site da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e representam seções concedidas à empresas de transporte. Não há como garantir que tais empresas efetivamente realizem vendas de passagens para tal trajeto, servindo este guia apenas como um indicativo de onde procurar.
17 Empresas Encontradas